16/06/2016

Encerramento do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente

Neste final de projeto resta-nos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram na sua concretização e que fizeram parte desta enorme equipa de trabalho: 

alunos dos 6º e 8º anos, professores, auxiliares da ação educativa, pais e encarregados de educação, instituições locais (ADA/Centro Comunitário de Portel e Santa Casa da Misericórdia de Portel), bem como o apoio  do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Museu Fundação Oriente, do Museu de Macau, da Comunidade Hindu em Lisboa, do Áshrama Évora Dhyána - Centro do Yoga, da Câmara Municipal de Portel, da Junta de Freguesia de Portel e da Biblioteca Municipal. 

E uma palavra especial para a Direção do nosso Agrupamento. 

Acrescente-se ainda que a nossa participação nestes projetos nacionais, que propõem a articulação de um tema com a leitura e as diversas áreas disciplinares, são uma mais valia para o Agrupamento pois permitem um trabalho de interdisciplinaridade e de colaboração fundamental para as aprendizagens dos nossos alunos.

13/06/2016

Projeto LOO- apresentação final à comunidade

Ao longo de dois anos desenvolvemos o Projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente no nosso Agrupamento. No passado dia 7 de junho realizamos, no Auditório Municipal de Portel, a apresentação final das atividades à comunidade e a representação de duas peças de teatro.

A primeira "Vasquinho e companhia a caminho da Índia", da autoria da professora Elsa Costa, enquadrava todas as leituras realizadas durante o ano letivo, relacionadas com à epopeia da expansão e o imaginário do conto fantástico.




A segunda peça de teatro foi uma adaptação do livro de José Jorge Letria "O Livro de ir à Índia", interpretada pelos alunos do 8ºA, no âmbito das disciplinas de Português e História e com a colaboração das disciplinas de Espanhol e Educação Tecnológica.


Parabéns a todos pelo empenho demonstrado! Estiveram excelentes!

09/06/2016

Monstros e companhia... e outras cenas...

Para a peça de teatro "O Livro de Ir à Índia" (adaptação da obra de José Jorge Letria), os alunos elaboraram nas aulas de Educação Tecnológica alguns fantoches para depois os utilizarem nas gravações das cenas que complementam a viagem de Vasco da Gama à Índia.
Estavam verdadeiramente... assustadores!!
Para o teatro ainda contámos com alguns objetos também realizados pelos alunos e que foram fundamentais para criar os diferentes cenários da peça de teatro.

Parabéns aos alunos e à professora Ana Margarida pelo trabalho fantástico!



"Vasquinho e Companhia a caminho da Índia" peça de teatro

Da autoria da professora Elsa Costa, esta peça de teatro enquadra todas as leituras realizadas durante este ano letivo, relacionadas com à epopeia da expansão e o imaginário do conto fantástico. Nele podemos encontrar personagens como o "Adamastor" de Camões, o "Mostrengo" de Fernando Pessoa, o "Ciclope" da Odisseia, o "Diabo" da Nau Catrineta, ou Gandhi e a Bela Infanta sem esquecer a feiticeira Circe ou Penélope. 
Uma viagem cheia de aventuras e peripécias para "este" Vasquinho e a sua companhia de marinheiros, bem divertidos. 

Leiam e acompanhem esta viagem.

01/06/2016

Vem visitar a exposição de trabalhos na tua Biblioteca

No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 8ºB e C realizaram um conjunto de jogos inspirados na cultura hindu: "Escadas e Serpentes" e o jogo matemático "Kaooa".

Vem descobri-los e jogar algo diferente...






27/05/2016

As mandalas na cultura hindu

No âmbito do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, a turma do 8ºA realizou nas aulas de Educação Visual um conjunto de trabalhos sobre as mandalas. O resultado desse trabalho está exposto na biblioteca da escola sede do AEP.

Traduzindo do Sânscrito, MANDALA significa: मंड "essência” +  "ter" ou "conter".
Também pode ser traduzida como círculo ou circunferência, totalidade, plenitude, deriva do termo tibetano “dkyil khor”. 

De origem hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões.

Hinduísmo: Presente no “Rigved”, um dos quatro textos sagrados do hinduísmo, conhecidos como “Vedas”. Escrito aproximadamente em 1500 a 1000 anos a. C. , e ainda em uso, divide-se em dez livros, conhecidos como Mandalas. Enquanto figura, é muito utilizada na decoração dos templos.


Budismo: No ramo tibetano do budismo “Vajravana”, as Mandalas apresentam-se na forma de pinturas de areia, tendo grande significado espiritual nos elementos decorativos utilizados e disposição dos elementos. Em qualquer vertente desta religião, a Mandala é um símbolo espiritual e sagrado de busca de plenitude e auxiliar à meditação e harmonia.

Judaísmo: A estrela de David é uma Mandala.

Cristianismo: É um elemento arquitetónico e decorativo que se pode encontrar em diversos templos, assumindo o termo de “rosácea” na cultura europeia.


As mandalas são algumas vezes chamadas de yantras e são usadas para a meditação. Numa prática espiritual, a mandala é considerada como a morada de algumas divindades do panteão Hindu (coletivo de deuses).

10/05/2016

"O Livro de ir à Índia" - adaptação para Teatro

Da autoria de José Letria, este livro fala-nos de um jovem que, nas suas aventuras, encontra um livro nas fendas da rocha de uma praia. O livro é um diário onde se contam várias aventuras vividas por Gil Eanes, um rapaz de 16 anos que acompanhou Vasco da Gama na sua viagem à Índia.

Foi este o livro que os alunos do 8º ano leram e exploraram nas aulas de Português. Depois de adaptado para teatro, começaram os ensaios e a expectativa é grande quando ao resultado final. 
Já não falta muito... 
Esta é a história de Gil Eanes e o seu amigo Martim Coelho numa viagem cheia de aventuras...

Leituras com sabor a canela

Nesta manhã de chuva fomos partilhar um pouco do nosso projeto do Oriente com os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia. E mais uma vez os cheiros das especiarias da Índia misturaram-se com as leituras, as mandalas e o jogo Kaooa. Muitos sorrisos neste encontro de gerações que despertaram sentimentos, alegrias e afetos. ​

Agradecemos mais uma vez ao Sr. Provedor, à Dra. Maria Ezequiel e à Dra. Susana a forma calorosa como nos receberam e a todos aqueles que tornaram possível a concretização desta atividade.

 Um especial agradecimento aos alunos do 6ºB pelo empenho demonstrado no desenvolvimento do projeto "Leituras d 'Oriente e d'Ocidente".

09/05/2016

Leituras com sabor a canela (1ª parte)

Hoje os alunos do 8ºA fizeram uma visita aos utentes do Centro Comunitário de Portel e partilharam leituras de contos indianos, deram a conhecer alguns dos seus deuses e deixaram um delicioso aroma de especiarias no ar..
Alguns utentes ainda se lembravam da nossa última visita (quando a "China" era o nosso objetivo), o que prova que uma simples atividade de interação e de leitura pode marcar aqueles que nos ouvem... e isso deixa-nos muito felizes.

Agradecemos mais uma vez a disponibilidade do Centro Comunitário e da ADA para desenvolvermos a nossa atividade de divulgação do projeto e um agradecimento especial à Dra Rute, pela forma como nos recebeu e por nos deixar sempre a "porta aberta"... 
Regressaremos!

Centro Comunitário 8ºA Leituras d'Oriente - Kizoa Video Editor - Movie Maker

03/05/2016

Ciclo de Cinema - Índia (2)

O segundo filme que projetamos nestas semanas, nas aulas de OFC, é um outro "retrato" da Índia.

"Quem quer ser Bilionário?"
Ano de 2009
Direção: Danny Boyle

Sinopse:
O filme conta a história de Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Bombaím que está apenas a uma pergunta de ganhar vinte milhões de rupias, da versão indiana, do concurso "Quem quer ser Milionário".

Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu.

Mas o que está a fazer um rapaz sem interesse em dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?


Nós vamos descobrir!

08/03/2016

Vamos jogar KAOOA!

As turmas do 6º ano na disciplina de OFC também realizaram trabalhos sobre o jogo de estratégia indiano Kaooa. Esses trabalhos/jogos estão expostos na Biblioteca Escolar.

Todos podem jogar!
Venham visitar a exposição!






29/02/2016

Ciclo de cinema - Índia

O cinema pode ser uma das formas de melhor conhecer a cultura de um povo.

Iniciámos nas aulas de Oferta Complementar, em articulação com a disciplina de Geografia, um ciclo de cinema cuja temática é a Índia.

A primeira projeção é:

Despachado para a Índia
Filme de 2006
Data de lançamento: 28 de setembro de 2007 (EUA)
Direção: John Jeffcoat

Duração: 1h 43m

Sinopse: 
Todd Anderson (Josh Hamilton) dirige um call center de apoio ao cliente em Seattle, nos Estados Unidos, quando o seu chefe lhe dá uma má notícia: será substituído por empregados contratados em outsourcing na Índia. Pior ainda, ele terá de ir até à Índia para treinar o seu substituto. Todd espera a pior experiência da sua vida e é assim que as coisas começam... 

Ficha de Visionamento: 



Um jogo matemático indiano

Nas aulas de Educação Tecnológica e de Oferta Complementar do 8º ano foram desenvolvidas duas atividades sobre o jogo KAOOA: a construção do jogo em diferentes materiais e a elaboração de um folheto com as instruções do jogo.

Deixamos aqui dois exemplos desses folhetos:





12/02/2016

Uma manhã diferente...

Convite feito...

Recebemos uma visita especial à exposição "Os Lusíadas contados aos alunos", dos alunos do 4ºB do Centro Escolar e que se encontra na Biblioteca da EB2,3 D. João de Portel


Nesta manhã recebemos os alunos da professora Relíquias que, para terminar mais uma temática de Estudo do Meio, vieram visitar a exposição que se desenvolve no âmbito do projeto "Leituras d'Oriente e d'Ocidente".




Falámos de História de Portugal, de Luís Vaz de Camões, partilhámos conhecimentos e... ficaram a conhecer um pouco mais das grande viagem realizada por Vasco da Gama até Índia.




No final, ainda tiveram tempo para o jogo das especiarias.
De cheiro em cheiro, foram identificadas algumas das principais especiarias que se trouxeram de terras do Oriente.
Para recordação desta manhã diferente de aprendizagens, cada um levou uma mandala para pintar.

26/01/2016

Hoje foi assim...



Hoje é um dos dias mais importantes na história da Índia e o feriado nacional, cuja popularidade nenhum outro disputa. É o Dia da República, que celebra a aprovação da Constituição daquele país como Estado soberano, a 26 de Janeiro de 1950.
Para assinalar este dia importante para todos os indianos, realizámos também um conjunto de atividades, no âmbito do projeto "Leituras d'Oriente e d'Ocidente", no Auditório Municipal de Portel.